APOSENTADORIAS

APOSENTADORIAS
advogadosemsuzano@gmail.com

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Auxílio-doença deve contar como tempo para aposentadoria

O benefício auxílio-doença, independentemente do tempo recebido deve ser computado na hora
do cálculo do tempo de contribuição para aposentadoria por idade e tempo de contribuição.

O tempo recebido pelo segurado do INSS de auxílio-doença será computado como carência, caso esteja entre períodos contribuídos, vejamos dois exemplos:

1- O segurado do INSS estava trabalhando devidamente registrado e vem a receber auxílio-doença, após a cessação desse benefício, o segurado voltará a trabalhar na empresa, e nesse caso esse período será computado para aposentadoria.

2- O segurado do INSS que não estava com vínculo de emprego em aberto, mas continuava com a qualidade de segurado, ou ainda, o autônomo, o segurado facultativo que venha a receber auxílio-doença, para que esse período que recebeu o auxílio-doença possa ser computado para sua aposentadoria terá que voltar a contribuir para o INSS, seja como autônomo, segurado facultativo, empregado, segurado especial ou mesmo empregado doméstico.

Com isso, na hora de computar o tempo para sua aposentadoria não esqueça do tempo que ficou em gozo do benefício auxílio-doença, que poderá fazer toda a diferença!!!

Fonte: Luciana Moraes de Farias





Tribunal manda INSS incluir auxílio na aposentadoria



O TRF 4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que atende os Estados do Sul, manteve a determinação para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aceitar o período do auxílio-doença na contagem de tempo mínimo para a aposentadoria por idade.
O auxílio entrará na conta de segurados que voltaram a contribuir após o afastamento.
A decisão vale para todo o Brasil e o órgão tem até janeiro para adequar o sistema dos postos.
Esse tempo mínimo para ter a aposentadoria por idade é chamado pelo INSS de carência e só é considerado quando o segurado pagou contribuições.
Com isso, quem fica muito tempo recebendo o auxílio precisa, atualmente, fazer todas as contribuições que deixou de pagar enquanto estava afastado do trabalho.
Fonte: Agora/SP

Nenhum comentário: