APOSENTADORIAS

APOSENTADORIAS
advogadosemsuzano@gmail.com

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Apresentação feita pelo Prof. Wagner Balera do livro Auxílio-Acidente da autora Luciana Moraes de Farias


APRESENTAÇÃO



O tema e o problema do benefício do auxilio-acidente, uma das prestações da seguridade social é bastante complexo.

Dele se ocupa, com rigor, a autora deste trabalho que, originalmente, foi produzido como Dissertação de Mestrado para o Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que obteve aprovação unânime da Banca Examinadora a que foi submetida.

Quem soabrir o texto perceberá que o mesmo está repleto de conceitos e conteúdos essenciais para a exata compreensão do objeto analisado. Revela, assim, o cuidado técnico para o enfrentamento da questão posta em estudo, no quadro amplo e complexo dos benefícios previdenciários decorrentes dos acidentes do trabalho.

Impende considerar, - e Luciana Farias vai a fundo nas diversas questões que o tema suscita - qual é o risco a ser coberto pela prestação previdenciária que, por peculiar configuração jurídica, é identificada como indenizatória.

Ao impor leitura diferenciada dos institutos do Direito Previdenciário, a configuração vigente do auxilio-acidente quer, em verdade, que o estudioso se debruce sobre todo o arcabouço histórico da legislação, tal como faz a autora, até que se chegue, como num crescendo, aos termos mais abrangentes da seguridade social.

Todos os ângulos do assunto foram esmiuçados pela autora que, inclusive, enfrentou o problema da natureza vitalícia da prestação – um tema até certo ponto pouco explorado, porque as indenizações devem, por sua essência, dimensionar com precisão o montante do dano provocado pelo acidente – assim como o tema correlato da irreversibilidade da lesão.

LUCIANA MORAES DE FARIAS milita na advocacia previdenciária, incursionando igualmente pela seara trabalhista. Exerce, ainda, a docência da nossa disciplina com competência e tem se destacado na liderança da categoria profissional, hoje numerosa e coesa, dos advogados previdenciários, inclusive integrando a Diretoria do Conselho Federal do IAPE – Instituto dos Advogados Previdenciários, entidade que congrega os militantes desse árduo setor da lide forense.

Estou certo que este livro será de grande utilidade, assim para o estudante como para os profissionais da área.



WAGNER BALERA

Titular da Faculdade de Direito

Coordenador da Sub-Área de Direito Previdenciário do

Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito da

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo






Nenhum comentário: